domingo, 18 de setembro de 2011

Vamos colocar na balança? Maconha x Álcool

O álcool é um tipo de droga licita depressora de ação central ou psicolépticos é uma substância capaz de diminuir as atividades cerebrais, possuindo também alguma propriedade analgésica. Efeitos sobre as pessoas: tornam-se sonolentas, lerdas, desatentas e desconcentradas.
A dependência de álcool acomete de 10% a 12% da população. A incidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres. No Brasil: o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), entre estudantes do 1º e 2º graus de 10 capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre esses, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade.

A maconha é um tipo de droga ilícita, a qual é uma perturbadora do sistema nervoso central, produzindo quadros de alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual. Efeito: o cérebro passa a funcionar fora do seu normal e sua atividade fica perturbada.
A dependência da maconha vem sendo diagnosticada há algum tempo, nos mesmos padrões das outras substâncias. Muitos estudos comprovam que os critérios atuais de dependência aplicam-se muito bem à dependência da maconha bem como de outras drogas.

O risco de dependência aumenta conforme a extensão do consumo. Apesar disso, alguns usuários diários não tornam-se dependentes ou desejam parar o consumo. A maioria dos usuários não se torna dependente e uma minoria desenvolve uma síndrome de uso compulsivo semelhante à dependência de outras drogas. Casos de dependência estabelecida devem ser encaminhados para atenção profissional especializada.

A maconha é considerada pela maioria dos especialistas como uma droga menos tóxica e que provoca menos dependência que o álcool e o tabaco. A toxidade da maconha recebeu nota 0,99, inferior às do álcool (1,40) e do tabaco (1,24) e muito distante de drogas pesadas como heroína (2,78) e cocaína (2,33). Também em relação à dependência, a maconha se mostrou menos prejudicial que outras drogas, recebendo nota 1,51, abaixo das do álcool (1,93) e do tabaco (2,21) e bem menor que das drogas pesadas como heroína (3,00) e cocaína (2,39).

A toxidade aguda (aquela produzida por uma única dose) da maconha é desprezível e não há registros de pessoas que tenham morrido por overdose de maconha ou cuja saúde tenha sofrido algum dano devido ao uso esporádico da erva. A toxidade crônica (aquela proporcionada pela exposição contínua à droga) é significativa, mas inferior aos danos causados pelo tabaco e pelo álcool. É bastante provável que o uso contínuo de maconha aumente as chances de se desenvolver câncer, principalmente porque muitos dos usuários da cannabis não utilizam qualquer tipo de filtro.

É sabido também que o uso da maconha prejudica a memória de curto prazo, mas estes efeitos normalmente desaparecem quando se cessa o uso. Não há indícios de que a droga provoque danos cerebrais permanentes, e as pesquisas mais recentes já demonstraram ser falso o popular discurso de que “maconha queima neurônios”.

A dependência causada pela maconha também é inferior às provocadas pelo álcool e pelo cigarro. O usuário pode desenvolver tolerância à maconha e precisar utilizar cada vez maior quantidade da droga para produzir o mesmo efeito psicoativo, mas após uma interrupção do seu uso por alguns dias, a tolerância desaparece.


A ciência tem provado a cada dia que a maconha é uma droga muito menos tóxica e que gera menor dependência que as drogas legalizadas. Então por que criminalizar tanto a cannabis e continuar permitindo a comercialização de bebidas alcoólicas e cigarros de nicotina, que causam muito mais dependência?
Na maioria das vezes isso acontece por ignorância científica – ou pior – por falta de coragem política de quem legisla para desafiar o senso comum e iniciar um debate sério sobre a legalização da cannabis.

12 comentários:

  1. COOM CERTEZA A MACONHA É MELHOR VC LOMBRADO DE MACONHA NAUM BATE O CARRO E NEIIM FAZ AS COIISAS Q VC FAZ QUANDO ESTÁ BEBADO

    #FATOO

    ResponderExcluir
  2. pior q e mesmo tem que liberar!!c no liberar vou continuar fumando!!!

    ResponderExcluir
  3. se for por na balança ninguem nunca morreu e nem matou por causa da erva,agora o alcool mata sem precisao....fica o alerta LEGALIZE JA...

    ResponderExcluir
  4. Não sei o porquê, mas as pessoas que recriminam as drogas (de qualquer tipo)não se dão por conta que o que vicia não é a droga, mas a pessoa que a utiliza. Então se é a pessoa, que recriminem essa, mas não a planta. O que deve haver na relação do homem com as coisas é a total liberdade. Liberdade aos homens de pensamento livre, recriminação aos que fazem mau uso, viciando-se.

    ResponderExcluir
  5. A proibição da maconha se dá por motivos econômicos, já que várias partes da planta podem ser utilizadas como matéria prima, substituindo o petróleo, para a fabricação de tintas, objetos plásticos, fibras em geral entre outros.

    Além disso uma série de medicamentos que são contidos no princípio ativo da planta que podem ser obtidos sem industrialização, somente mascando as folhas e talos, ingerindo o chá.
    Enfim a canabis é uma verdadeira farmácia natural.

    Assim há um poderoso loby internacional das industrias farmacêuticas e petrolíferas para proibir o uso da livre da maconha.

    ResponderExcluir
  6. Fumo maconha e estudo lombrado! Passei...
    Fumo maconha e dirijo lombrado! Cheguei...
    Fumo maconha e vou namorar lombrado! 2 filhos...
    Fumo maconha e jogo-bola lombrado! Tiro onda...
    Fumo maconha e pedalo lombrado! exercícios...
    Fumo maconha e tenho amigos lombrados! rir d+...
    Fumo maconha e jogo play lombrado! Diversão!
    Fumo maconha e trabalho lombrado! 100% Aprov.
    Fumo maconha e durmo lombrado! Sono Maravilhoso!
    Fumo maconha e danço lombrado! É massa...
    Fumo maconha e escuto música lombrado! Reflexão.
    Fumo maconha e Navego lombrado! Pesquisas...
    Fumo maconha e assisto TV lombrado! Diversão!
    Fumo maconha e arrumo a casa lombrado! nota 10!
    Fumo maconha e fico no Face lombrado! rir...
    Fumo maconha e curto shows lombrado! Massa!
    Fumo maconha e volto dos shows lombrado! Dormir!
    Acordo, fumo maconha e vou trabalhar lombrado!

    Fumo maconha e fico lombrado!
    Que mal tem nisso?
    Vamos rever essas leis q ñ favorecem a ninguem!
    Cannabis, estilo de vida... ñ deixei de ser social!

    "O q ñ é legal é ser preso por algo natural!"

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, já sabia de muitas dessas coisas mas o seu texto está perfeito para eu mandar para algumas pessoas que não entendem.
    Só acho que faltou algumas fontes (por ex, algum estudo cientifico que prove q a maconha nao "queima" os neoronios) para servir de apoio caso haja dúvidas sobre a veracidade desse texto.
    Enfim, o texto está perfeito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Salve NightLion-UV! Obrigado.

    Os nossos posts sao compilacoes de diferentes posts, em diferentes fontes, em diferentes linguas.

    Caso vc ou outros leitores que deixaram comentarios neste post queiram escrever algum texto relacionado com maconha para o blog, sejam sempre bem vindos.

    Abs,
    Equipe Planeta Maconha

    ResponderExcluir
  9. eu tambem fumo maconha e faço tudo lombrado melhor ate que fazer de cara de cara qual quer coisa vc se extressa e a maconha nao vc fica ate calmo faz as coisas ate mas calmo

    ResponderExcluir
  10. O Problema é que a merda dessa sociedade não aceita isso, e fica falando que essa erva leva para outras drogas. Eu estou com 23 anos estou formando em Engenharia Civil e fumo deus dos 15 anos. A população Brasileira é muito burra e superficial deixam se levar pelo que as pessoas dizem. E além disso preferem o álcool que é muito mais prejudicial que a planta. ME EXPLIQUEM PORQUE ELES ESTÃO PROIBINDO A NATUREZA? SERA QUE DAQUI UNS DIAS TAMBÉM VÃO PROIBIR AS ARVORES?

    ResponderExcluir
  11. Isso,. Legalize a erva, ela nao mata como o alcool , que pessoas morrem de bobeira, pois estarem bebados e se acharem um super heroi... Fumo a anos e minha vida vai de bem a melhor, faco as coisas com calma sem extress, ate o extress reduz a vida do ser humano, pois tem a correria do dia a dia e eles nao sabem le dar com isso,,, se extressam facilmente por por pouca coisa... Viva a cannabis. Isso nao e apologia, eh apenas uma opiniao...facam da vida uma arte vivam intensamente...

    ResponderExcluir