sábado, 15 de outubro de 2011

Confira como utilizar o fertilizante de maneira correta


Um dos vários problemas que growers iniciantes enfrentam é qual com a questão do fertilizante. Normalmente, este tipo de jardineiros menos experientes, tem grandes probabilidades de causar um overfert em suas plantinhas, justamente pela excesso de nutrientes.
Vale lembrar, que a quantidade de fertilizante deve ser seguida a dosagem de acordo com o que o fabricante recomenda. Excesso de nutrientes em seu solo atrapalha a absorção dos mesmos, pois hpa uma alteração no ph do solo, o que não favorece o crescimento saudável de sua planta.
Dos nutrientes que a Cannabis precisa, podemos citar quatorze deles, dos quais os principais são chamados de macro nutrientes ( Nitrogênio (N) , Fósforo (P) e Potássio (K) ). Estes macros nutrientes são extremamente importantes para o crescimento vegetativo da Maconha e são usados em abundância principalmente na fase de crescimento.
Logo após estes nutrientes, segue-se com os que chamamos de nutrientes secundários (Cálcio (Ca); Enxofre (S); Magnésio (Mg). Ainda sim temos os que chamamos de micro nutrientes que são os outros elementos também necessários para a planta, como (Ferro (Fe), Zinco (Zn); Manganês (Mn), Boro (B), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Molibdênio (Mo) e o Cloro (Cl).
Contudo, para o período vegetativo você deve se atentar à fertilizantes NPK, ou seja, com boas concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio. Estes tipos de fertilizantes normalmente são encontrados com grande facilidade floriculturas, pois são fertilizantes simples. Principalmente no período vegetativo, o nitrogênio é um elemento muito importante, pois ele é um elemento que faz com que a planta transporte as substâncias absorvidas no solo, importante para o seu crescimento saudável. Já na fase de floração da Cannabis, você deve se atentar que a planta começa a consumir mais potássio.
Resumindo, para a fase do vegetativo, o ideal seria um fertilizante NPK 20-10-10 enquanto para o período de floração da Maconha, você vai garantir buds saborosos e bem feitos com ajuda de um fertilizante NPK, porém, com a concentração 5-20-10.
Lembre-se que a observação de suas plantinhas é um ponto crucial para o sucesso no cultivo. Se as folhas da sua “menina” estiver amarelando nas partes superiores ou enrolando – ficando num formato de garras- com toda certeza é deficiência de algum tipo de nutriente, portanto fique sempre atento e bom cultivo!!!

27 comentários:

  1. teria como vc conseguir tbm, esse mesmo topico , só com cultivo hidroponico? muito grato!

    ResponderExcluir
  2. A questão d hidroponia, normalmente o fabricante de fertilizante fala a quantidade necessária para se diluir na água. Eu nunca fiz cultivo hidropônico, mas creio que se você seguir a tabela do fabricante, não vai ter problema. Não muda muita coisa a questão da fertilização

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. hum hum, bom era isso que eu tava pensando,mas é sempre bom se informar direitinho pra fazer, ou pode ser um trabalho todo indo pro espaço, e nenhum de nos quer que isso aconteça, pois leva tempo e dinheiro, amigão desde já estou muito grato pela atença, e que um dia essa repressão todo se amenize, a pontos de nos deixarem em páz, que é o que todo growenrs quer, diguinidade, e nao ser jugado mal.

    ResponderExcluir
  5. depois de quanto tempo posso começar a usar fertilizantes?

    ResponderExcluir
  6. e no caso de depois ter colocado um NPK bem abaixo deste? Coloco mais NPK com as proporcoes corretas, ou coloco mais do que estou usando 4-14-8

    A minha plantinha é do prensado tem 1,5 meses e ta bem devagarzinha tadinha...rs, qual altura de vazo vcs recomendam?

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Ai cara, recomendo um vaso de 10 litro pelo menos, se o que você busca é uma planta grande, se não é o caso você pode mante-la bem em um vaso de 5 litros, e terá uma planta menor claro, o importante é fazer o processo do transplante com um auxílio e muito cuidado para não danificar a planta ou as raízes ok ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fui transplantar a minha, danifiuei um pouco as raízes. Ela andou um pouco devagarzinha mais agr na adolecencia esta se desenvolvendo. O que tem a me dizer ?

      Excluir
  8. Gostaria de saber se nos primeiros 30 dias preciso usar fertilizantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o fertilizante é recomendado a prtir do momento que o cotiledone(aquela folhinha redonda, que nasce primeiro) começa a amarelar. antes disso só agua tá bom.

      Excluir
  9. Olá!! Bem esclarecedor seu texto. Na minha planta estou usando somente adubo organico, que consigo no sitio, nao percebi nenhuma anomalia na planta, mas sera que conseguiria melhores resultados com os adubos acima citados?? E esses adubos nao contamina a planta? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer uma chapação limpa, continue usando somente adubo organico. Porem tem que atentar para varios detalhes. O a.o. tem uma liberaçao gradual dos seus macro e micro elementos, então conseguentemente o crescimento vai ser um pouco mais lento. Procure adquirir adubos organicos liquidos, pois dependendo da fase q esta sua planta ela vai precisar. VAleu

      Excluir
  10. Então acho que houve um pequeno engano na hora da digitação do texto. "Já na fase de floração da Cannabis, você deve se atentar que a planta começa a consumir mais POTÁSSIO." Eu acho que seria Fósforo no lugar do Potássio, como no final do texto diz "enquanto para o período de floração da Maconha , você vai garantir buds saborosos e bem feitos com ajuda de um fertilizante NPK, porém, com a concentração 5-20-10." Ou seja onde o 20(P) seria o fósforo. Muito obrigado pelo texto, sempre de grande ajuda!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa brizza!! Gostária de saber se tem algum problema em podar a minha "PRECIOOOSAA" para conter sua altura e assim garantir um pouco menos de preocupação com os vizinhos??

    ResponderExcluir
  12. Galera estou tendo um probleminha, as folhas mais antigas e baixas da minha plantinha esta amarelando e caindo, uso apenas substrato rego 1 dia sim 1 dia não.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma coisa moro no interior e não encontro adubo liquido para vender aqui apenas um que são umas bolinhas pequenas minha planta ja esta com 66 dias gostaria de saber a quantidade que devo utilizar.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  14. NA FAZE VEGETATIVA COM QUANTO TEMPO DE VIDA DA CANNABIS DEVE FERTILIZAR?

    ResponderExcluir
  15. BOA TARDE, JOGUEI UMAS SEMENTINHAS NO VASO DE FOR DA MINHA ESPOSA E DE REPENDE NASCEU DUAS PLANTINHAS, AS MINHAS PLANTINHAS ESTÃO JUNTO COM UMA PLANTA "ESPADA DE SÃO JORGE". GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBEMA ELA NASCER JUNTO, SE TRANSMITE DA ESPADA DE SÃO JORGE PARA MINHA PLANTINHA ALGUMA COISA RUIM.

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jefferson,

      As plantas de maconha sempre devem ser plantadas em vasos separadamente.

      NUNCA colocar com outras plantas. NUNCA colocar mais de uma planta de maconha no mesmo vaso.

      Para mais informacao sobre cultivo da uma olhada aqui:
      http://www.semente-de-maconha.com

      Bom cultivo!

      Excluir
  16. Chorume produzido por minhocário é um bom fertilizante?

    ResponderExcluir
  17. ola tudo bem...tenhu tres plantinhas num mesmo vazo mas ja estao grandes o suficiente para danifica-las se eu tentar separar,como devo proceder para mante-las saudaveis sem separa-las,se tiver como ne?, e detalhe ... eu plantei em uma terra normal depois transplantei para um vaso grande somente com terra vegetal (ela saiu por inteiro do vaso anterior e transplantei com terra e tudo, por inteira as raizes, no vaso de terra vegetal) acho que ela esta emagrecendo ficando fraca..devo utilizar fertilizantes...? ...qual.... valeu gente!

    ResponderExcluir
  18. ola tenho uma planta do prensado com 2 semanas tenho o fertilizante npk 30 10 10 o vaso eh pequeno gostaria de saber quanto devo usar de fertilizante ?

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho uma maconha prensada de má qualidade que mofou e está completamente imprópria para consumo, e gostaria de saber se existe alguma forma de aproveitá-la como adubo para minhas plantinhas de 1 mes e 1/2.

    ResponderExcluir
  20. tenho uma femea, minha 1ª planta , ja ta com 1 mes de floração, agora a minha segunda planta era macho ha tomei um chá delicioso dele, e a 3ª tbm é femea, ela cresceu de maneira surpreendente, então fiquei com medo de algum visinho ver num descuido meu e cortei a ponteira dela e plantei como um clone, agora vou espera pra ver se ela vai desenvolver mais os galhos, não tenho experiencia nenhuma mas tenho mão boa, minhas duas plantinhas femeas estão lindas.

    ResponderExcluir
  21. e além disso essa planta que cortei aponta tem 2 meses, as folhas dela e bem maior que minha mão.

    ResponderExcluir
  22. to com um problema,apareceu umas manchinhas pretas em algumas folhas,e tbm elas estao ficando curvadas como "garras",ela tem 2 meses e uns dias oq posso usar pra curar ela ? ,valeu!

    ResponderExcluir
  23. tenho 5 péz de maconha estão todos em um vaso só, ja estão com 5 meses ,são todas femeas. tem problema cultivar todas só nesse vaso ??

    ResponderExcluir