terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cuidado: uso crônico de colírio pode trazer problemas aos seus olhos


Um dos efeitos da Maconha é a vasolidilação conjuntiva, que deixam os olhos vermelhos. Comumente, esta dilatação trás alguns inconvenientes no dia-dia, principalmente quando de tem que encarar alguém do serviço, seu chefe ou até mesmo seus pais. Nesta tentativa, vale de tudo, do velho e bom óculos escuros –como já dizia o bom e velho Raul Seixas- aos colírios vendidos nas farmácias como o famoso Moura Brasil, do frasco azul, entre tantas outras marcas que são comercializadas e encontradas aos montes.
Para se ter uma ideia, o Colírio Moura Brasil é um dos reis de venda dos medicamentos que são comercializados sem a necessidade de receita médica. Bem a frente do Lerin, seu concorrente, o Moura Brasil consegue figurar entre no top 100 dos mais vendidos.
Contudo, devemos ficar atento aos efeitos colaterais que este tipo de colírio pode trazer a você, durante o uso crônico deste produto. O colírio Moura Brasil por exemplo, contem doses de sulfato de zinco e ácido bórico em sua composição, que com uso crônico provocam uma vasoconstrição alérgica da conjuntiva, ou seja, você poderá ter sérios problemas com o seu olho.
Outro destes colírios vendidos indiscriminadamente sem receita do qual posso citar o famoso Lerin, possuem vasoconstritores anfetamínicos, como por exemplo, a nafazolina . Tanto os anfetamínicos como a nafazolina são muito prejudiciais quando usado a longo prazo, podendo causar catarata, glaucoma e até mesmo a cegueira. Definitivamente o uso crônico de colírio não faz bem para você. Como se não bastasse, colírios que se utilizam de nafazolina podem vir a provocar dependência física.
De fato, a vermelhidão nos olhos de quem se utiliza da Maconha, pode causar algum desconforto quando falamos das relações interpessoais principalmente quando se trata de alguém da família ou do emprego. Contudo, devemos nos atentar sempre em procurar medidas e alternativas mais saudáveis. Quem já fuma maconha a mais tempo e não se utiliza de colírio, sabe que com o passar do tempo, a vermelhidão dos olhos diminuem drasticamente, tendo uma maior tolerância aos efeitos da dilatação provocados pela Cannabis e pode ser uma boa alternativa ao uso constante do colírio.

4 comentários:

  1. eu sabia que eles causavam dependência e também poderiam trazer alguns problemas só não sabia o que exatamente. Me esclareceu muito este artigo só gostaria de uma forma natural e eficaz para acabar com os olhos vermelhos vulgo '' lupa trincada''

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por escrever este artigo, e tudo está muito bem explicado. Colírio só deve ser usado muito raramente, pois mexe também com a pressão natural dos olhos e isso pode gerar males como os citados ---- glaucoma, dores de cabeça e até, em casos extremos, a cegueira por glaucoma. A melhor forma de atenuar a vermelhidão dos olhos é (1) esperar os sintomas do uso da maconha passar (uma meia hora), (2) fazer compressas com algodão embebido em água gelada e põr sobre a páupebra fechada e descansar uns minutos ou (3) exercitá-los, mexendo com eles para um lado e pra outro, em movimento circular ou para cima e pra baixo por alguns seguindos. Isso ajuda à circulação sanguínea e a descongestioná-los. Colírio só em casos realmente necessários (uma entrevista pra emprego, um exposição pública...). Usado muito raramente não faz mal.

    ResponderExcluir
  3. *A Nafazolina é uma substância vasoconstritora. No dia-a-dia, é muito usada como auto-medicação com a finalidade de deixar os olhos mais brancos. No entanto, seu uso crônico não é isento de efeitos colaterais (inclusive pode levar ao aparecimento de glaucoma) e deve ser acompanhado por um oftalmologista.

    Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, os colírios não atuam apenas nos olhos: eles são absorvidos pelos vasos sanguíneos do nariz, após drenagem pela via lacrimal. Quando caem na corrente sanguínea, podem desencadear efeitos colaterais em todo o organismo. Portanto, devem ser usados por pacientes que precisam daquela medicação e quando bem indicados por um médico.


    * http://www.doctoralia.com.br/medicamento/claroft-14006/pergunta/claroft-contem-corticoide-202014

    ResponderExcluir
  4. olá, mermao.. usei tanto colirio.. por causa da maconha.. que hoje sinto minhas vistas muito fraca.. claridade me encomoda muito... fora o cansaço nas vistas... , infelizmente vou ter que parar de fumar.. nao da mais pra fumar e ficar com o olho raxando em todos os lugares... lamentavel, curto muito a erva

    ResponderExcluir