segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pesquisadores israelenses dizem que canabinoides podem ajudar no tratamento de stress pós-traumático

Um grupo de camundongos foi submetido a estresse psicológico, físico e mecânico, a ponto de desenvolver sintomas similares aos do problema que os humanos passam. No grupo em que foi aplicada injeção de canabinoides em um período entre duas e 24 horas, os sintomas desapareceram.

Após analisada a atividade cerebral dos animais durante o tratamento, os pesquisadores identificaram que os canabinoides agiram em um receptor específico na área de amígdala, responsável pela resposta ao trauma.

Estes resultados sugerem que os canabinoides podem ser uma excelente e possível forma de tratamento para o stresse pós traumático.

Estresse pós-traumático

É um transtorno psíquico que desperta a sensação de medo e de ameaça constantes. O paciente fica imaginando que a situação que gerou o trauma possa se repetir a qualquer momento, e é comum não conseguir controlar o próprio corpo.

As lembranças do trauma podem vir acompanhadas de náuseas, diarreia, dor de cabeça e suor nas mãos. Com o passar do tempo, o interesse nas atividades do cotidiano vai se perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário