terça-feira, 25 de outubro de 2011

República Tcheca legaliza Maconha Medicinal em seu território

A República Tcheca é um país que vem seguindo a ideia de país liberal, principalmente quando o assunto é uso de drogas. No país, portar algumas pastilhas de extasy ou algumas doses de LSD, por exemplo, não são considerados crimes. Agora, a República Tcheca se somará a países como a Espanha e a Holanda, que se utilizam da maconha para fins terapêuticos, como no tratamento de Aids, quimioterapia, fibromialgia, entre outras doenças.

A decisão que geraria polêmica em vários outros países, foi tomada após nove sociedades de médicos e neurologistas acordarem que precisam das propriedades terapêuticas da maconha para o bem estar do seus pacientes.

Além dos especialistas, a decisão também contou com o apoio da maioria da população, que acreditam que a maconha sim deve ser utilizada para fins terapêuticos, não tendo ninguém ou nenhum especialista que conseguisse provar alguma coisa ao contrario sobre os fins medicinais da Cannabis. "a opinião pública tcheca está do lado desta proposta e acho que a maioria pensa que devemos colocá-la em prática", declarou à Agência Efe Jindrich Voboril, coordenador nacional antidroga do Governo tcheco.

"Dissemos que sim, a maconha pode ser usada para fins medicinais, e é preciso mudar a lei", afirmou Voboril.

Segundo ainda Vobril, a Maconha será administrada pelo “sistema receita azul, no qual haverá um registro eletrônico do paciente e prescrição do medicamento limitado, segundo confirma o especialista.

Existe consenso entre médicos e neurologistas do país sobre a necessidade da maconha para combater doenças e dores. A substância também pode ser administrada como paliativo aos afetados por tumores cancerígenos, ou como alívio contra dores neuropáticas, entre outros.

Para evitar que as substâncias se desviem ao mercado negro, a República Tcheca pretende criar um registro de pacientes que têm receita para utilizar a maconha. "Se alguém com certa quantidade é apanhado e argumenta que é para uso terapêutico, então deve demonstrar que seu nome consta no registro", disse Voboril.

Contudo, com esta medida junta com ao fato da tendência da República Tcheca em ser um país liberal, os usuários de Maconha que já não são incomodados, agora é que não serão de forma alguma!

Um comentário: