quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Confira aqui as vantagens e desvantagens de se utilizar lâmpadas de LED no seu Grow


Growers iniciantes enfrentam muitos problemas e possuem bastante dúvidas quando o assunto é iluminação do Grow. Pensando nisso, há algumas semanas atrás, falamos da capacidade necessária de potência para suas plantas crescerem saudáveis e proporcionarem uma boa maconha ao cultivador. Para relembrar, sabemos que jamais vamos conseguir reproduzir a luz solar perfeitamente como na intensidade da natureza, o que se faz no cultivo indoor é uma simulação da iluminação solar, para que suas plantas de maconha possam crescer da melhor maneira. Lembre-se que o seu sistema de iluminação não vá por água a baixo, é bom calcular 150 w de potência, para cada m2 de plantio.


As lâmpadas mais utilizadas no processo vegetativo são lâmpadas compactas, que além de produzirem menos calor, facilita nos gastos da energia elétrica. Estas lâmpadas compactas podem ser substituídas por lâmpadas de vapor metálico, contudo, este tipo de lâmpada consome muito mais energia que as compactas. Com a evolução do cultivo indoor, percebemos que alguns jardineiros começaram a se utilizar de lâmpadas de Led, para fazer o crescimento de suas plantinhas.

As lâmpadas de Led usadas no período vegetativo, emitem luz na tonalidade azul e vermelho. Tais tonalidades são as mais importantes e visíveis para a planta, regularizando o seu crescimento saudável, além de ajudar no processo natural da fotossíntese. A vantagem principal de se utilizar luzes de led é que ela emite as cores apenas usadas pelas nossas plantas, garantindo assim uma melhor performance e economizando também o seu dinheiro quando falamos no consumo de energia elétrica, além de gerarem menos calor dentro do grow, o que ajuda na questão da temperatura interna do mesmo.

Quando se escolhe em fazer um grow com luzes de led, deve-se levar em conta que a variedade das mesmas tem um rendimento menor que as fluorescentes, por exemplo, o que resulta em um maior número de lâmpadas de Led para suprir a potência desejada. A verdade, por mais que alguns growers insistam em popularizar o Led, eu creio que não vá fazer muita diferença entre as lâmpadas compactas ou de vapor metálico que já usamos no período vegetativo. Luzes de Led no mercado são bem mais caras e ainda sim não há toda comprovação científica em que ela seja de fato melhor. Portanto, se você não é um jardineiro experiente e não quer gastar uma grana preta apenas na iluminação do seu grow, é melhor optar pelos meios mais convencionais de iluminação.

Um comentário:

  1. se eu colocar muita iluminação, mais do que o necessario, é pior ?! nao pago energia.

    ResponderExcluir