terça-feira, 22 de novembro de 2011

Deficiência de Nitrogênio (N) nas plantas? Aprenda aqui como tratá-los

Continuando a seção sobre deficiência de nutrientes na Cannabis, hoje vamos falar sobre o principal elemento na fase de crescimento vegetativo, que é o nitrogênio (N). O nitrogênio é um nutriente que está relacionado aos mais importantes processos fisiológicos que ocorrem nas plantas, tais como fotossíntese, respiração, desenvolvimento, atividade das raízes; absorção iônica de outros nutrientes, crescimento, diferenciação celular e genética. Os chamados nitratos são encontrados facilmente no solo, mas também podem ser achado com facilidade em qualquer fertilizante NPK.

Quando existe uma carência do nitrogênio a Cannabis tende a ter um crescimento diminuído, além de influenciar negativamente na produção e na qualidade da maconha. Um dos primeiros sinais que aparecem com a carência do nitrogênio são as folhas amareladas, pela carência da clorofila. As plantas com tal deficiência tomam uma coloração verde claro, sendo que em suas folhas mais velhas acabam aparecendo uma coloração amarelada, podendo vir a morrer e cair. Contudo, este sintoma não deve ser confundido com a fase de floração, em que normalmente algumas folhas ganham a tonalidade amarelada. A maioria dos casos de falta de nitrogênio são diagnosticados ainda no período vegetativo, já que como dito, este é um importante elemento para o crescimento saudável da planta.

Visto a importância que o nitrogênio tem nas plantas e o que pode ocorrer com a falta deste importante elemento, vamos falar sobre como nos podemos corrigir esta falha no solo, para que a nossa plantinha possa crescer forte e saudável. Lembre-se que um tratamento adequando, submetendo a Cannabis às condições ideais não só de iluminação, mas também no quesito nutricional, aumentamos enormemente as chances de conseguir uma maconha de boa qualidade, além de uma excelente safra.

Quando existe este problema da falta de nitrogênio no solo, o jardineiro pode resolver o problema de uma maneira rápida e simples, que consiste em uma aplicação de um fertilizante completo de NPK, com maior proporção de N e aguardar por uma semana. Com toda a certeza, o seu problema será sanado. Apesar da falta de nitrogênio nos causar grandes problemas em relação ao crescimento da Cannabis, inserir os chamados nitratos no solo não requer muitas habilidades e é um problema pouco comum entre cultivadores mais experientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário