sábado, 26 de novembro de 2011

Vale a pena gastar rios de dinheiro para reprimir a Maconha?

Quando se fala em Maconha logo já se sabe que vai ter polêmica a vista. A desinformação e o senso comum ainda imperam em muitas pessoas, que não conseguem se livrar desta maldita hipocrisia. O que mais me incomoda quando se fala na tal guerra às drogas é o fato do grande desperdício de dinheiro que acontece. Mesmo aqueles países que adotam uma política liberal, ainda sim gastam rios de dinheiro para reprimir uma coisa que qualquer uma pessoa pode fazer, quando na verdade este receita gerada seria infinitamente melhor investidas em bens para a população. Independentemente da nação, a guerra as drogas acaba tirando dinheiro do sistema de saúde, educacional, entre vários outros.

Mesmo a Holanda, paraíso dos maconheiros, não escapa das críticas quando também resolve reprimir o tráfico intensamente. Nesta semana, em um projeto que envolve os governos do sul da Holanda e a Agência Espacial Europeia mostrou que a partir de 2012 as entidades irão testar um equipamento que fotografa imagens multiespectrais de infravermelho, que são tiradas da órbita da Terra, no qual tem o objetivo de identificar plantas de Maconhas no meio de outras plantações.

Segundo as regras holandesas, o usuário de maconha pode ter até 4 pés de maconha em sua casa, porém o cultivo em fazendas de maconha é completamente ilegal. Usuários que cultivam mais do que o limite estabelecido pela lei pode estar sujeito a enfrentar sérias acusações criminais. Segundo o governo holandês, só este anos já foram erradicados mais de 4 mil plantas de maconha que chegariam ao valor de 3 milhões de euros.

Segundo os organizadores do projeto, até na primavera do próximo ano, a nova tecnologia começa a ser testadas contra o cultivo de maconha nas áreas rurais. Na nova máquina, será também experimentado uma tecnologia para que a mesma consiga distinguir as plantas de Cannabis das demais plantações, como de milho e aspargos.

Contudo, não que eu duvide da nova tecnologia. De fato, vai aumentar os números de prisões porém, não vai resolver o verdadeiro problema - mesmo que os holandeses insistam em falar que vão combater o cultivo ilícito de maconha- além de ser mais um projeto em que vai ser investido muita grana, mas os benefícios pra população serão quase nulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário