quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sementes de cânhamo: uma importante fonte de ácidos graxos


As sementes de cânhamo tem uma proporção alta de concentração de ômega 3 e 6, que são muito importante para a saúde humana. São muito ricas em sais minerais e aminoácidos, que tornam estas sementes uma excelente fonte de proteínas. Pela sua riqueza nutricional, as sementes de cânhamo podem ser considerados um alimento completo, que está presente na natureza.

O consumo do óleo e das sementes de cannabis são ideais para pessoas com baixo nível de ácidos graxos essenciais, bem como para atletas e crianças. As sementes de cânhamo inteiras (com casca) são ótimas para se fazer  leite, além de poder ser usadas em receitas em forma de  farinha. Por sua vez, as sementes descascadas são ideais para povilhar massas, saladas, arroz, e porque não para enfeitar sobremesas?

Vale lembrar que o óleo de cânhamo pode ser adicionado a todos os alimentos retirados do calor, para que se possa melhorar o seu sabor e claro, o índice nutritivo do seu prato.

Os ácidos graxos:

Os ácidos graxos  essenciais são assim chamados pela sua necessidade na saúde humana e pelo fato do nosso corpo não os conseguir produzir sozinho, devendo assim obter-se  nos alimentos consumidos. Estas gorduras são também conhecidas como ómega 3 (ácido alfa linoleico) e ómega 6 (ácido linoleico) e estão disponíveis em sementes (de abóbora, sésamo, linhaça, cânhamo , girassol), frutos secos (nozes,amêndoas) e no óleo dos peixes gordos. Embora seja comum promover-se o peixe como uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, devido à contaminação das águas, o peixe é cada vez menos saudável e apresenta muitas vezes elevados índices de mercúrio. Fontes preferíveis são, sem dúvida, as sementes (ou o seu óleo, como por exemplo, o de girassol ou de soja) e os frutos secos. Além disso, um bom equilíbrio entre a quantidade de omega 3 e de omega 6 é muito importante, pois o omega 6   em excesso pode ter efeitos prejudiciais.
 As sementes de cânhamo neste aspecto é a melhor alternativa, pois têm a proporção ideal. Os ácidos graxos beneficiam o corpo em muitos aspectos, mas sendo os mais evidentes  as células e o cérebro. Protegem as membranas celulares e mantêm o fluído celular, importante para manter a pele saudável e cicatrizar feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário