quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cânhamo: a planta boicotada pelas petroquímicas


Se proibíssemos todos os combustíveis fósseis e os seus derivados, bem como o corte de árvores para abastecer as celuloses e a construção civil, de modo a inverter o efeito de estufa e parar a desflorestação, salvando assim o planeta - então conhece-se apenas um único recurso natural anualmente renovável capaz de fornecer a maior parte do papel, têxteis e alimentos do mundo, satisfazer todas as necessidades mundiais em termos de transportes e energia, doméstica e industrial, e simultaneamente reduzir a poluição, reconstituir o solo e limpar a atmosfera, que é a Cannabis.

O chamado cânhamo, que é demonizado também no Brasil, por se tratar de uma planta de Cannabis, pode ser usado para a Confecção de Medicamentos, Alimentos, Combustível, Fibras, Papel e Plástico, cosméticos, guloseimas, bebidas entre uma enormidade de produtos que ficaria até difícil descrevê-los no post.

Chegou a hora de muitos de nós, ativistas começarmos a nos perguntar: Quem Lucra com a Supressão do Cânhamo e como vamos abolir as leis proibicionistas que imperam no Brasil? O Que Podemos Fazer para Acelerar o Processo e Beneficiar das Mudanças Iminentes, que já estão acontecendo em várias partes do mundo? 

Confira abaixo, mais descrições sobre o cânhamo.

"Desde mais de 1000 anos antes do tempo de Cristo até 1883, o cânhamo- e  de fato, a marijuana - foi a cultura agrícola mais importante do nosso planeta, e a sua maior indústria, envolvendo milhares de produtos e empresas; produzindo a maioria das fibras, tecidos, óleo de iluminação, papel, incenso e medicamentos da Terra. Era além disso uma fonte primária de óleo alimentar e proteínas essenciais para seres humanos e animais.
(...)
Usando cânhamo puro, ou misturando cânhamo com algodão, poderemos fabricar as nossas camisas, calças e outras peças de roupa aos nossos netos. Uma política de fomento inteligente poderia substituir essencialmente o uso de fibras petroquímicas sintéticas por fibras naturais biodegradáveis, que são mais resistentes, baratas, frescas e absorventes do que o nylon e o poliéster.
(...)
A proteína completa contida na semente de cânhamo fornece ao corpo todos os aminoácidos essenciais que são necessários para conservar a saúde, e fornece os tipos e quantidades necessárias de aminoácidos de que o corpo carece para produzir soro humano de albumina e soro de globulinas, tais como anticorpos de globulina gama potenciadores da imunidade.

Um comentário:

  1. Quando nós falamos em utilizar a cannabis para benefícios medicinais, terapêuticos, alimentícios, vestimentas, combustíveis renováveis, construção civil encaramos muitos formadores de opiniões e leigos a pensarem o contrario. Pensei agora que essa criminalização, perseguição se deu apenas para abastecer a verba dos departamentos policiais nos EUA, pois na época o álcool foi liberado e a verba cortada para combater o álcool. Mais tarde a mesma pessoa que combateu a criminalização da cannabis convence o mundo a começar a lutar contra uma planta que há milênios vestiu, alimentou e gerou renda para muitos.

    ResponderExcluir