sábado, 21 de julho de 2012

PM registra aumento 79,8% no tráfico de drogas


O 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, registrou um aumento de 79,3% nos casos de tráfico de drogas no município no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho do ano corrente, policiais militares apreenderam 151,8 quilos de drogas.

De acordo com o comandante do 2º BPM, major Wilson Sérgio Monari, a maior parte da droga apreendida neste ano foi maconha. Foram apreendidos 146,7 kg dessa substância, além de 2,1 kg de cocaína, 1,6 kg de crack e 1,4 kg de pasta base (material utilizado para a preparação da cocaína).

Durante as ações de combate ao tráfico de drogas dos militares, 147 suspeitos de tráfico foram presos em flagrante: 125 são homens e 22 mulheres. Além dos traficantes, 77 usuários foram detidos por porte de drogas e encaminhados a uma Delegacia de Polícia Civil do município. Segundo Monari, a droga mais apreendida com os usuários é o crack, já a mais encontrada com os traficantes é a maconha.

O comandante explicou que o aumento do tráfico no município está diretamente associado ao aumento populacional. “Sabemos que cada dia que passa muitas pessoas chegam a Três Lagoas. Infelizmente, alguns crimes acabam acompanhando a evolução da cidade. É o caso do tráfico [de drogas], por exemplo. Apesar de não termos estatísticas do número de usuários da cidade, sabemos que o consumo de drogas aumenta junto com o aumento populacional. Quem sustenta o tráfico são os usuários”, explicou.
O comandante explicou ainda que essas apreensões foram feitas tanto no perímetro urbano quanto no rural. Ele destacou que em um único rancho foram apreendidos mais de 30 kg de drogas. “Essa apreensão prova a importância de não deixarmos de fiscalizar nenhuma área do município”, pontuou.

Outras ações paralelas as do combate ao tráfico também vêm sendo realizadas pela Polícia Militar. Segundo Monari, já é possível observar os resultados positivos pelos números. No primeiro semestre deste ano, a PM registrou uma redução de 23,6% nos roubos, 13,7% nos furtos e 70% de redução nos homicídios. “As estatísticas nos mostram que a cidade passa por uma fase tranquila”, salientou. Foi registrado ainda um aumento de 16,9% nos cumprimentos de mandado de prisão. Ao todo, 144 pessoas com mandados em aberto foram presas neste ano. Além disso, 36 armas de fogo foram retiradas de circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário