quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Conheça a mostra Cosmo Commons, em Vitória


Filipe Borba já uma figura conhecida em Vitória-ES, assim como seus desenhos psicodélicos que podem ser encontrados pela cidade. Desenhista, grafiteiro e ativista, Borba encabeçou movimentos sociais como a Bicicletada e a Marcha da Maconha. Em sua nova exposição ou intervenção urbana, ele utiliza as mais diversas linguagens artísticas para discutir questões da cultura livre.

A mostra Cosmo Commons será aberta nesta quinta-feira (23) no bar Cochicho da Penha, em Jardim da Penha, Vitória. Desenhos e pinturas irão tomar conta do espaço público em forma de colagens em postes, ruas, orelhões.

“Os desenhos ultrapassam o sentido estético a partir do momento que eu os uso para questionar a propriedade criativa”, acrescenta o artista. Cosmo Commons é uma brincadeira com o nome das licenças Creative Commons, as quais permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional “todos os direitos reservados”.     “No meu caso está tudo liberado”, ri. Filipe explica que o público pode tanto reproduzir suas obras como também modificá-las.
  
“A proposta da exposição é aberta e vai se completando com essa interação do público”, diz Borba. A intervenção pretende explorar todas as possibilidades do espaço urbano, o que não seria possível em uma galeria. No dia da abertura haverá som e uma projeção feita a partir da bicicleta do artista, que ficará estacionada no canteiro central da Rua da Lama.

A exposição envolve desenhos que fazem parte de uma série chamada Fractais Cosmoxerográficos e obras mais antigas que ganham uma nova cara.
 
Cosmo Commons é uma nova proposta de circulação da arte, por meio de diversas plataformas, desde a rua ao ciberespaço. Seguindo a mesma ideia de espalhar suas obras pelo mundo, na próxima terça-feira (28) o artista parte para a Europa para vivenciar uma nova residência artística. Filipe Borba foi selecionado para o Festival Espírito Mundo, que acontece na França, onde irá trabalhar com alunos de uma universidade local na confecção de um mural, utilizando a técnica do grafite.

 Serviço

A exposição Cosmo Commons, de Filipe Borba, acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no bar Cochicho da Penha. Av. Anísio Fernandes Coelho, 1.730, Jardim da Penha, Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário