sábado, 29 de setembro de 2012

Doping de Nick Diaz por maconha no UFC ainda gera polêmica


Diretor executivo da Comissão Atlética do Estado de Nevada, Keith Kizer resolveu da sua opinião sobre a recente controvérsia em torno de Nick Diaz, que foi pego no exame antidoping por uso de maconha e está suspenso até fevereiro de 2013. Além disso, o lutador também foi multado em 60 mil dólares e teve 30% de sua bolsa de 200 mil dólares tomada.

Para aqueles que acreditam que a pena foi muito pesada para Diaz, Kizer fez questão de relembrar que o atleta é reincidente no exame antidoping, já que também foi pego por uso de maconha em 2007, após sua luta contra o japonês Takanori Gomi, no Pride. O diretor executivo também apontou que o fato de Diaz mentir sobre a não utilização da droga foi um fator agravante em sua pena.

“Ele foi pego (no exame antidoping) duas vezes pela mesma droga, a maconha. Mas Nick fez algumas coisas que não foram abertamente divulgadas para o público. Antes da audiência, ele chegou e disse: "Sim, bem, eu fumei sete dias antes da luta". Espere um minuto, você está dizendo que você mentiu em nosso questionário pré-luta? Nós perguntamos a ele se ele tomou alguma coisa nos últimos 15 dias. Ele basicamente admitiu que ele fez, então nós adicionamos basicamente o equivalente de perjúrio e que fez parte das conclusões contra ele. Então não foi só por testar positivo para a maconha, também foi para mentir sobre isso no formulário” , esclareceu Kizer.

Kizer também declarou que Diaz estava utilizando uma substãncia diluída em sua água que tinha como objetivo mascarar o exame antidoping, fazendo com que os níveis de concentração de droga no sangue diminuíssem.

“A segunda coisa com Nick é que, após a luta, ele bebia como duas dúzias de garrafas de água, que mais tarde foi encontrado, tanto a partir do seu perito, bem como do nosso, uma substância que pode muito bem ter como intenção diminuir o nível de maconha em seu sistema para tentar obtê-lo abaixo do limite. Não deu muito certo. Ele ainda estava acima do limite, mas o nível não foi muito alto” - finalizou Kizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário