segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Gastronomia do Planeta Maconha

A maconha, como a maioria das ervas, pode ser usada em tempero para comida, mas não é uma erva comum, deve-se saber dosar a quantidade usada em cada receita, pois além dos efeitos serem muito mais fortes do que quando fumada, se exagerar na quantidade de maconha, seja fresca ou seca, a comida fica meio indigesta, não dando uma sensação boa ao paladar, que é o que eu busco quando cozinho com maconha, afinal, o ato de comer deve ser prazeroso, desde o momento em que você admira o prato, ao momento em que se sente o aroma, e finalmente o momento em que se degusta tal preparo, então o interessante é poder apreciar um prato como uma obra prima, sabendo que algum tempo depois de desfruta-lo, você será recompensado com uma forte onda cerebral e corporal.

Deve-se ter em mente, que a maconha ministrada via oral, ou seja, comida, leva em média duas horas para fazer o efeito, afinal ela não estará sendo absorvida pelos pulmões, mas ela vai ser digerida em sua totalidade, sem perder nada através de fumaça, e o tempo médio da digestão humana é de duas horas, por isso o cálculo é mais ou menos esse. Sabendo desse tempo de espera, não se deve comer em exagero até que faça o efeito, pois o efeito quando vem depois de digerido, é de uma vez, não é graduado como quando se fuma, que se pode parar de fumar quando já se sente bem, e ficar naquele nível de brisa, então se comer em exagero é capaz de curtir um efeito ruim, indesejável, pois ao passarem as duas horas quando menos se espera, você está em outro estado mental.

Outro ponto importante, é a qualidade da erva que se usa para cozinhar. É bom lembrar que quando se fuma maconha prensada, sabendo das substâncias extras ali contidas, muitas viram fumaça e se perdem no ar, mas quando se come não, TUDO é aproveitado pelo estômago, então não se deve usar em hipótese alguma maconha prensada para cozinhar, uma vez que não sabendo do que está ali contido pode-se passar muito mal ou até pior, ter uma grave infecção intestinal. Eu como gastrônomo, prezo sempre em primeiro lugar pela qualidade da matéria prima que irei cozinhar, pois é isso que garante um preparo final de qualidade, então com a maconha eu tenho mais zelo ainda, tendo inclusive o cuidado de tentar sempre harmonizar uma devida variedade de maconha com o prato certo, para que os sabores criem um elo agradável.

Cannabis Medicinal
Na parte gastronômica do Planeta Maconha, trabalharemos não somente com receitas, mas sim com técnicas adequadas e sempre ensinando o leitor da forma mais clara e simples possível. Tentarei sempre explicar a utilidade de cada ingrediente que irei usar, pois a gastronomia é a mãe da química. A química nasceu com os antigos cozinheiros, logo dentro de uma cozinha existem reações, e essas reações devem ser compreendidas para que se aprenda realmente a fazer um preparo, e não somente seguir a receita, dessa forma, vai ficando mais fácil a cada nova receita que se prepara.

No Planeta Maconha não incentivamos ninguém a usar ou cultivar drogas ilícitas de quaisquer espécies, apenas contribuímos preenchendo uma lacuna enorme no conteúdo brasileiro e mundial, que é a gastronomia de verdade com o uso da Cannabis.

 O que muito se lê são as receitas de sempre mais conhecidas, como brigadeiro ou brownie, e geralmente não temos uma explicação técnica ideal para cada preparo. Por isso tentaremos inovar essa área, já que muitas pessoas desejam e muitas precisam disso para consumir a maconha, uma vez que ingerindo a planta, se obtém um resultado medicinal muito maior do que a fumando.

Tendo em vista esse lado mais medicinal, tentarei ressaltar ingredientes que podem fazer mal para pessoas com certas tolerâncias ou sensibilidade à algumas substâncias. Lembrando sempre da moderação que se deve apreciar a maconha, eu desejo: Bon Apetit !

Twitter: @rafinhacook

2 comentários:

  1. Muito bom Rafinha! Tá de parabéns ae pelo artigo e pela coluna! Sucesso mano!
    Raon

    ResponderExcluir
  2. Muitoo bom cara! Aguardo ansiosamente pelo proximo texto :)
    Canela

    ResponderExcluir