segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gastronomia do Planeta Maconha - Roux cannabico


Em primeiro lugar, o que é e para que serve o roux? Simples, roux é um preparo que serve para espessar molhos e recheios que sejam mais líquidos, é usado desde a antiguidade na cozinha clássica francesa, e foi adotado em diversas outras gastronomias pelo mundo todo. O roux é muito fácil de fazer e é composto apenas por partes iguais de manteiga e farinha de trigo, ou seja, quando usarmos 50 gramas de manteiga, usaremos 50 gramas de farinha.
O roux pode ser classificado como claro, médio ou escuro, dependendo do tempo de cocção que se aplica ao roux, fazendo a sua cor caramelizada ficar mais escura e com um sabor mais acentuado, porém esse sabor pouco interfere no resultado final do prato principal. O roux sempre deve ser cozido, para não ficar com goto de farinha crua, e para não deixar o glúten ativo, já que não iremos deseja-lo em muitos preparos.
No nosso caso, a manteiga utilizada será a manteiga com Cannabis, e esse roux pode ser guardado no freezer por tempo superior a 6 meses. O roux nos abre mais o leque de possibilidades técnicas de se aplicar a maconha em uma variedade maior de preparos.
Então vamos a receita, faremos o suficiente para 200 gramas de roux, o que pode ser usado para espessar 2 quilos de molho dependendo do quão espesso você deseja.

Manteiga de Cannabis - 100 gramas

Farinha de trigo   - 100 gramas

Colocamos primeiro a manteiga  na panela e em fogo baixo mexemos até quase derreter por completa, e acrescentamos a farinha, e continuamos mexendo, o preparo tem que ganhar cor mais caramelizada, e quando estiver no ponto que melhor preferir desligue o fogo e o roux está pronto, simples assim, mas é importante nunca deixar queimar, pois assim o roux já não serve mais, pois irá deixar a comida com o gosto de queimado.
Agora podemos acrescentar a maconha nos nossos pratos de uma forma diversificada, espessando molhos e cremes, lembrando que para o roux, é melhor fazer uma manteiga mais forte que só será usada no roux, uma vez que se usa pouca quantidade desse preparo, então para se obter um afeito maior da Cannabis seria ideal o roux ser feito com uma manteiga mais concentrada na erva.
Jah bless! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário