segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Gastronomia do Planeta Maconha


FOUET

O molho de gorgonzola é muito simples de fazer, e não fica com gosto forte ou enjoativo, se sente o sabor do gorgonzola, porém não cansativo demais. 

Este molho é altamente recomendado para acompanhar filé mignon ou camarão.

Creme de leite – 1 quilo
Leite – 100 ml
Queijo gorgonzola picado – 100 gramas
Roux cannábico – 100 gramas

A receita é de nível fácil, realmente muito fácil de fazer. Precisamos colocar o leite e o creme todo na panela e deixa-lo esquentar. É importante que sempre se comece com o creme e o leite frios e já se acrescente o roux ainda frio, ou que se coloque roux somente após o creme ficar quente, pois o choque térmico do leite e o creme frios com o roux quente, o molho irá talhar.

Então depois de esquentar o creme até quase borbulhar, coloque o roux, e mecha com um fouet (batedor de ovos manual), dessa forma o molho irá engrossar de forma homogênea, é importante depois com uma colher de pau raspar os cantos, para evitar que fique partes grandes de roux nas bordas da panela. 

Quando o creme estiver bem quente colocamos o queijo e continuamos mexendo com o fouet, até que borbulhe e não se veja mais pedaços grandes de queijo. Depois disso o molho já está pronto, lembrando que por conta do roux, quanto mais o molho esfriar mais duro ele vai ficar, chegando até a virar um creme bem grosso se usar mais roux.

Isso ai é tudo, simples e saboroso ! Jah bless !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário