segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gastronomia do Planeta Maconha - Maionese cannábica



A maionese é um molho clássico, de fácil preparo, só precisa de um pouco de cuidado para não talhar e perder tudo. O segredo é o movimento contínuo com o fouet, não se deve parar e nem bater lentamente, pois dessa forma as moléculas do azeite não serão quebradas e isso é o que faz talhar a maionese. 

Também outro erro é acrescentar o azeite muito rápido, o que faz acontecer a mesma coisa, o óleo não se fragmentar corretamente. Nesse caso, o azeite usado será o azeite de maconha, que deve ser acrescentado em fio, lentamente, de preferência por uma segunda pessoa, enquanto a primeira se concentra em batera mistura.  Então vamos lá.

Gema de ovo – 2 unidades
Vinagre – 20 ml
Azeite de Cannabis – Quantidade necessária

Simplesmente devemos juntar as gemas (somente gemas, sem claras) com o vinagre, e misturar bem com o fouet, agora em forma de fio, fino e suave, acrescentar o azeite, sempre aos poucos, até se pode parar de acrescentar o azeite por uns instantes, mas nunca parar de bater energicamente com o fouet, e isso deve ser feito até que se forme a maionese, com um minuto de trabalho aproximadamente já se pode ver  a mudança física da estrutura do preparo, mas não deve parar de colocar azeite e bater até se obter uma maionese perfeita, de aparência lisa e firme, que não fique soltando qualquer tipo de líquido, todo o material deve estar homogeneizado na mistura. Depois de pronta a maionese, você pode picar um pouco de flores de maconha e acrescentar no preparo, misturando com um fouet.

Chef. Rafael Santos.
Twitter: @rafinhacook


Nenhum comentário:

Postar um comentário