quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aniversário de Bob Marley

aniversário Bob Marley - maconha
Hoje meus amigos, é uma data muito especial, porque hoje se comemora o aniversário do mestre do ritmo reggae, o pai da coisa toda, um gênio, para muitos um deus, o deus do reggae e da paz, Bob Marley.

No dia 06 de fevereiro do ano de 1945, ano da segunda guerra mundial, nascia em uma pequena região rural da Jamaica, na cidade de Nine Miles, em um pequeno barraco humilde, um astro, que ainda não sabia que seria. Robert Nesta Marley, para sua mãe, apenas Nesta, filho de um britânico naval, com uma dona de casa que trabalhava também como doméstica, crescia naquela pequena região, e aos três anos de idade fazia um amigo, que seria seu companheiro pelo resto da vida, se trata de Bunny Wailer, amigo da mais profunda infância de Bob Marley, foram separados pela vida quando Nesta se mudou com sua mãe para Trenchtown, bairro na região periférica de Kingston, mas a vida fez seu papel, e os juntou novamente, para fundarem a banda The Wailers, simplesmente a banda de maior prestígio no mundo do reggae, que conta ainda com outros nomes como Peter Tosh.

Bob Marley, que já passou por muitas dificuldades na vida, não muito diferente da grande maioria dos jamaicanos, viria a se tornar um dos nomes mais populares e respeitados no mundo. Sua adolescência foi conturbada, pois ele entrou em uma onda muito comum na ilha jamaicana, se tornou um rudeboy que fazia coisas indevidas para uma religião que no futuro ele viria a seguir. Mas em pouco tempo a vida fez o papel de coloca-lo no caminho a brilhar, e Bob, se converte ao rastafari e começou então uma nova missão, espalhar sua mensagem de paz e liberdade pelo mundo todo. 

Defensor inegável da legalização da maconha,  Bob Marley nunca se cansou de dizer que a planta de maconha, é apenas uma erva, como outra qualquer, indevidamente criminalizada, e que apenas trazia a paz e o bem estar para seus adeptos. Pelo mundo todo o rei deixou sua marca, visitando vários países, inclusive o Brasil, aonde jogou futebol com Chico Buarque na praia de Copacabana e vestiu a camisa do Palmeiras. Com toda sua simplicidade, sempre recebeu muito bem aos fans e aos repórteres do mundo inteiro, respondendo a qualquer pergunta, e nunca tendo vergonha de acender um baseado em frente às câmeras que o filmavam.

Sejam adeptos do ritmo reggae ou não, sempre as pessoas o respeitaram, e até hoje sabem que no mundo da música dificilmente exista um nome com maior prestígio e respeito por todo o mundo. Mesmo quem não gosta do ritmo ou da referência à maconha, nunca deixa de balançar a cabeça e sentir a boa vibração que as canções do mestre nos trás. A vida do rei foi curta, pois morreu aos 36 anos de idade, com um câncer, mas esse foi o tempo necessário para virar simplesmente uma lenda, é eterno e sempre será. Hoje completaria 68 anos. Para mim ainda completa, pois não morreu, posso nunca assistir à um show de Bob Marley pessoalmente, mas sempre que escuto uma de suas músicas sinto sua presença inconfundível em meu coração. Sua vida está presente em cada música, "If you listen carefully, you will ear".
  
Bob Marley maconha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário