sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Câmara do Uruguai aprova legalização da maconha

Uruguai aprova legalização da maconhaQuarta-feira às dez horas da manhã, noticiamos aqui que se iniciava o debate de votação do projeto de lei que legaliza a venda, consumo, plantio, porte e compra de maconha no Uruguai.

Na expectativa todo mundo estava acompanhando para saber o resultado, mas somente depois de 14 longas horas de votação, por volta da meia-noite, em fim saiu o resultado... A legalização da maconha foi aprovada pela Câmara dos Deputados do Uruguai.

O projeto inovador, criado pelo presidente José Mujica, que pretende colocar as responsabilidades sobre a legalização da maconha nas mãos do Estado. Responsabilidades essas, tais como, controle sobre a importação de sementes de maconha, controle da circulação, regulamentação dos esquemas de cultivo em sociedade, controle de quantidade vendida em lojas especializadas.

Agora para de fato as coisas acontecerem no Uruguai, só resta o projeto ser transformado de vez em lei, e para isso só falta mais um passo: ser aprovado pelo Senado.

Havia grande dúvida se o projeto seria aprovado na Câmara dos Deputados, pois a maioria declarada era contra, e o deputado que poderia mudar as coisas não declarava o seu voto, mas ele optou pela lealdade ao seu partido, e votou a favor.

No resultado final, dos 96 deputados que votaram, 50 foram a favor. Pois ocorreu que deputados que se declaravam contra, votaram diferente na hora final.

2 comentários:

  1. Excelente noticia! O Uruguai deu um grande passo rumo a modernidade, a igualdade e a tomada de consciencia dos direitos humanos inalienaveis e intransferiveis para a verdadeira liberdade que nao se compra, mas se vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo caro Raimundo Silva. Obrigado pelo belo comentário. Sem dúvida é uma mentalidade muito mais evoluída do que a de nossos políticos.

      Excluir