terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que acupuntura tem a ver com Cannabis?

canabinoides naturaisDe fato as agulhas introduzidas na pele, pela prática da medicina milenar chinesa da acupuntura não tem nada a ver com Cannabis, porém um estudo constatou que a eficácia da acupuntura vem da ativação dos receptores canabinoides naturais do cérebro.

Um estudo recente publicado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, descobriu a primeira evidência clara de que a acupuntura ativa os receptores canabinoides do cérebro, o que provavelmente desempenha um papel vital na capacidade do procedimento para reduzir a dor.

Ao estudarem ratos, os pesquisadores "descobriram que as áreas usadas na acupuntura, conhecidas como acupontos, resultaram em melhorias marcantes na hiperalgesia térmica. Ambos os ensaios e os resultados da análise demonstraram que os níveis de expressão de receptores CB1 (receptor canabinoide) foram muito mais elevados do que os de qualquer outro grupo." 

O estudo conclui: "Estes resultados sugerem que a forte ativação do receptor CB1 após repetidas agulhadas resultou no fenômeno concomitante da regulação positiva de D1 e níveis D2 da expressão do gene."

Pesquisadores do estudo apontam para "os últimos relatórios no American Journal of Nature Neuroscience", que descobriu que a acupuntura pode induzir o organismo a "liberar alguns analgésicos naturais." Este estudo é o primeiro a confirmar que esses analgésicos naturais estão relacionados com os receptores canabinoides.

Este estudo indica que o consumo de cannabis - o que naturalmente ativa os receptores canabinoides do corpo - pode ter efeitos semelhantes ao da acupuntura para reduzir as dores, um procedimento que é oficialmente endossado pela Organização Mundial da Saúde.

Você conhece sobre os efeitos da maconha no cérebro? Já ouviu muitos mitos sobre a maconha com certeza, mas sabe quais deles são verdadeiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário