quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Liga de futebol americano, NFL, libera uso de maconha medicinal pelos atletas

NFL libera uso de maconhaRoger Goodell, comissário da National Football League (NFL), fez os primeiros comentários já públicos que cercam o consumo de cannabis medicinal entre os jogadores, dizendo que ele está aberto a uma mudança nas regras da liga, que iria permitir a sua utilização em estados onde sua lei permita.

"Eu não sei o que vai acontecer com o desenrolar dos fatos, tanto quanto o próximo passo que provavelmente irá ajudar a medicina a evoluir em relação aos atletas, além é claro, de ajudar os próprios atletas, tratando suas dores e outros problemas como as lesões, mas vamos continuar a apoiar a evolução da medicina" , disse Goodell em entrevista à ESPN, quando perguntado sobre a política da liga que resulta em uma suspensão se um jogador é pego usando maconha para qualquer finalidade, mesmo se eles forem pacientes de cannabis médica qualificado em um estado onde isso é legal.

O comentário de Goodell é o primeiro que a NFL fez sobre cannabis desde novembro de 2012, quando os estados do Colorado e Washington votaram pela legalização da maconha, o porta-voz da NFL, Greg Aiello disse que as novas leis dos EUA hoje não mudariam nada.

Embora a resposta de Goodell esteja longe de ser um indicador de que uma mudança na política é, no futuro imediato, ainda é um bom sinal para ver o campeonato pelo menos aberto a discutir a questão.

Essa atitude é algo inovador no mundo dos esportes, que costuma ser muito rigoroso com suas punições, independente do esporte que está sendo praticado. Nos EUA, a questão de doping ficou muito visada depois de escândalos de muitos jogadores profissionais da liga de beisebol serem pegos com anabolizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário