sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Uso de maconha por jovens continua a diminuir com a legalização

maconha na juventudeE as crianças? "Isso é um argumento sempre usado por quem defende a proibição da maconha em campanhas políticas. Adversários da maconha tentam sempre fazer isso soar como uma verdade, que se a maconha for legalizada os jovens irão ter mais acesso à ela e logo o consumo será muito maior por parte dos jovens. Enquanto tentam fazer essa reivindicação, matemática e lógica não os apoiam. 

Os opositores da legalização muitas vezes argumentam que leva a uma percepção de diminuição de riscos associados ao uso de maconha entre os adolescentes, que por sua vez leva ao aumento da taxa de utilização do adolescente. Mas enquanto os dados mais recentes da NSDUH mostram uma queda contínua na percepção do risco de uso de maconha entre os adolescentes, as taxas globais de uso de adolescente realmente tenderam para baixo. 

Além disso, os adolescentes também são mais propensos a dizer que a maconha é difícil de se obter hoje do que era há dez anos nos países em que mudaram suas leis. Tomados em conjunto, estes números sugerem que a evolução das atitudes do público em relação ao uso da maconha não fizeram os adolescentes serem mais propensos a usar a droga, nem têm tornado mais fácil de se obter, pelo contrário, a legalização trás a venda para as mãos de pessoas que devem seguir a lei, diferentemente dos traficantes. 

Estas descobertas vêm da Pesquisa Nacional de 2013 sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH), uma pesquisa anual, nacionalmente representativa de cerca de 70 mil norte-americanos com idade a partir de 12 anos.

Não tem nem um ano desde que o Colorado tornou-se o primeiro estado dos EUA a permitir o uso recreativo da maconha e, como números para a maconha têm mostrado, as consequências são positivas, como menos gente sendo flagrada dirigindo alcoolizada, e menor uso por parte dos jovens.

É muito fácil entender isso se nós pensarmos com lógica. Traficantes não têm qualquer dever com a lei, portanto vendem para pessoas de qualquer idade, até menores de 10 anos, ou seja, os jovens têm acesso fácil à droga. O álcool, depois que foi legalizado e as leis começaram a punir comerciantes que vendem para crianças, a compra desse produto por menores de idade se tornou muito difícil e o acesso menor, assim como será com a maconha. Legalize já !

Nenhum comentário:

Postar um comentário