quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Top 10 fatos e mitos sobre a maconha

broto de maconhaA maconha é uma droga frequentemente muito mal compreendida. Há muita desinformação por aí sobre a droga, bem como uma série de suposições baseadas nesta mesma desinformação. Há uma certa abundância de "pesquisas" nem um pouco legitimadas.

Mas também felizmente há abundância de pesquisas de fontes 100% legítimas e que podem e devem combater a ignorância sobre o tema da maconha e como isso afeta o corpo humano. Aqui estão dez fatos fascinantes e mitos ignorantes sobre a maconha.

1. Fato: A maconha é uma das drogas mais usadas em todo o mundo. É apenas a segunda pois em primeiro vem o álcool. Milhões de pessoas usam a droga de uma forma diária, e ainda mais gente do que isso pelo menos uma vez na vida já provou a erva, deu uns tapas na pantera. Estima-se que só cerca de 6.000 norte-americanos provam maconha pela primeira vez todos os dias.

2. Mito: A teoria da porta de entrada. A teoria sobre a maconha ser uma espécie de porta de entrada, afirma que o uso de maconha conduz muitas vezes à utilização de outras drogas, muito mais pesadas. Não houve nenhuma evidência para apoiar esta teoria, pois nunca se comprovou de fato que uma pessoa que fumava maconha e passou a usar outras drogas, nunca teria feito o uso de quaisquer tipos de drogas anteriormente à maconha, como o álcool por exemplo, então essa teoria não tem simplesmente cabimento algum.

3. Mito: Muita gente acha que a maconha pode ser tão prejudicial para o seu corpo como o álcool é. Isso é um mito. As pessoas que consomem maconha são menos propensas a terem tecidos cerebrais danificados em comparação com aqueles que usam álcool. É também um mito de que fumar grandes quantidades de maconha vai levar ao câncer de pulmão, como estudos sobre o tema mostraram resultados que não apoiam esta afirmação.

4. Fato: A maconha tem muitos fins medicinais úteis. As pessoas que têm câncer, AIDS, glaucoma e doenças neurológicas podem se beneficiar com o uso de maconha por motivos diversos. Algumas dessas razões incluem a sua capacidade de estimular o apetite, reduzir a náusea, e aliviar os nervos, além de ser um tratamento único para qualquer tipo de dor corporal.

5. Mito: A maconha é uma droga perigosa. A maconha é provavelmente a droga menos perigosa de todas mundo. Quando comparada com as drogas legais, como o álcool e o tabaco, na verdade é muito segura. Considere o fato de que nunca houve sequer uma overdose de maconha na história. Não há realmente nenhuma maneira possível de se morrer por de maconha, pois para isso estimasse que seria preciso fumar cerca de 800 baseados para morrer; e, mesmo assim, não seria por causa da maconha em si, mas seria de envenenamento por monóxido de carbono, da fumaça.

6. Mito: A maioria dos fumantes de maconha são usuários pesados. O fato é que uma boa parte das pessoas que já fumou maconha (40% a 50%) quer fazê-lo com moderação, ou apenas ter fumado maconha no passado e deixar para trás. Um monte de pessoas não faz um hábito fumar maconha, mas isso nos leva ao nosso próximo fato ...

7. Fato: A maconha tem alguns efeitos adversos. Uma delas é que é possível tornar dependente da droga. O percentual de pessoas que se tornam dependentes dela é muito pequeno, e a maioria destes casos ocorre dentro de um pequeno grupo de usuários pesados. Outros efeitos adversos são de que a maconha tem um efeito negativo sobre a capacidade dos usuários para dirigir, e as mulheres que fumam maconha durante a gravidez têm maiores chances de ter bebês que nascem com defeitos congênitos.

8. Fato: Utilizar a planta do cânhamo mais do que apenas a maconha resinosa pode ser muito benéfico para o meio ambiente, bem como para as pessoas. Cânhamo faz um papel realmente incrível além de cordas e outros materiais. Também é ótimo para uso em roupas, materiais de construção, sabonetes, fraldas, combustível, e muitas outras coisas que as pessoas usam muito frequentemente. É muito mais do que os nossos recursos renováveis atuais que nós usamos para fazer esses e outros itens. As sementes podem até mesmo ser usadas para alimentação! Cultivo de cânhamo iria produzir empregos, ajudar a aliviar a fome no mundo, proporcionar alívio da dor, e até mesmo ajudar a cortar gases de efeito estufa.

9. Fato: Mais de 800.000 pessoas são presas a cada ano por crimes relativos a maconha. Pouco mais da metade de todas as prisões por drogas nos Estados Unidos são devido a maconha. Algumas dessas prisões até mesmo levam à prisão, que desnecessariamente descamba para o sistema prisional.

10. Fato: Um estudo feito pela CBS News concluiu que quase metade dos americanos agora apoiam a legalização da maconha. Muitos estados nos Estados Unidos são considerados estados com maconha medicinal. Estes estados permitem que a maconha seja usada com uma receita dada por médicos. Existem também vários estados que já legalizaram também a venda e o consumo de maconha recreativa ou estão trabalhando nisso. Estima-se que muitos estados em breve seguirão o exemplo.

Os Estados Unidos, que são a pátria mãe da proibição da maconha no mundo, é justamente quem está saindo na frente quando o assunto é comércio da maconha. Está acontecendo no país norte-americano a chamada Green Rush, a corrida verde, de centenas e milhares de pessoas correndo para investir nesse novo mercado, que é realmente muito promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário